27 coisas Fantásticas que aconteceram em 2012

Escrito por Pablo Peixoto em 09.01.2013

1. Mulher paralítica é capaz de controlar prótese robô coma  mente.

Pesquisadores do departamento de neurobiologia da Universidade de Pittsburgh passaram 13 meses criado um braço robótico para Jan Scheuermann de 52 anos. No segundo dia, Jen já podia controlar a “mão” e depois de 13 meses, era como se ela possuísse um membro biológico real.

2. Robô militar capaz de reconhecer e superar obstáculos

O Mais perto que conseguimos chegar de um organismo cibernético que aprende

3. Seda geneticamente modificada mais forte do que o aço

Na Universidade de Wyoming, cientistas alteraram larvas de traça para produzir uma seda, que é mais forte do que seu peso equivalente de aço. O novo material será usado em tarefas médicas e militares.

4. DNA fotografado

Enzo Fabrizio do Instituto de Tecnologia em Génova (Itália), usando um microscópio eletrônico foi capaz de tirar uma foto da dupla hélice do DNA.

5. Tecnologia stealth foi desenvolvida

A empresa de biotecnologia canadense HyperStealth mostrou um protótipo do novo material “Quantum Invisível” (Quantum Stealth), que é capaz de fazer curvar os raios de luz em torno de pessoas e objetos sem baterias, espelhos ou câmeras.

6. Reconstituição de pele

A tecnologia Avita Medical ReCell foi desenvolvida para ajudar vítimas de queimaduras. O paciente empresta um pequeno pedaço de pele que é esmagado e misturado com as enzimas retirada de suínos. Em seguida, é produzido um spray que é aplicado nas queimaduras. As partículas de pulverização se expandem, cobrindo a ferida.


7. James Cameron atingiu o ponto mais profundo do oceano

O famoso diretor de Titanic foi o primeiro homem a chegar ao fundo da Fossa das Marianas.

8. Células-tronco podem prolongar a vida humana a 100 anos

Cientistas pegaram camundongos idosos, cujo ciclo de vida é de 21 dias, e injetaram, alguns dias antes da morte, uma injeção de células-tronco de camundongos jovens. Os ratos do teste chegaram a viver  71 dias. Comparando com um homem, a injeção seria capaz de aumentar a expectativa de vida de um homem de 80 até  200 anos.

9. Impressora 3D imprime casas.

Enrico Dini criou a D-Shape, uma impressora que pode imprimir um prédio de dois andares, com todos os quartos, escadas, tubos, paredes, usando apenas areia e um composto inorgânico. O material obtido é comparável com concreto armado. Na impressão, a velocidade de execução é apenas 25% do período normal de construção de tais instalações.

10. Carro sem motorista já dirige nas ruas de três estados americanos

A Google começou a testar seus carros sem motorista no início de 2012. Em maio, o estado de Nevada permitiu esses carros nas ruas, seguido por Flórida e Califórnia. Em mais de 300.000 horas, apenas dois acidentes ocorreram. Em ambos existia um condutor humano.

11. “Voyager 1” deixou o Sistema Solar

Estação interplanetária “Voyager 1” foi lançado em 1977 e tornou-se o primeiro objeto artificial ultrapassando a borda do sistema solar.

12. Mandíbula artificial implantada pela primeira vez.

Um paciente de 83 anos ganhou uma mandíbula artificial de pó de titânio revestido com biocerâmica. Esta realização abre o caminho para a utilização de ossos artificiais.

13. O planeta sem órbita

Até 2012, os cientistas conheciam apenas planetas que orbitavam estrelas. Tudo mudou com a descoberta do FBDSIR2149. Pesando 4 vezes a massa de Júpiter, o corpo celeste foi oficialmente reconhecido como um planeta e não uma anã marrom, como se pensava anteriormente.

14. Estudo de Híbridos naturais

As experiências em seis embriões de três macacos filhotes tem sido bem sucedida. Estes estudos irão permitir uma melhor compreensão do papel dos genes individuais em organismos vivos e as mutações de genes em humanos.

15. Folhas artificiais que geram eletricidade

Daniel Nocera (Daniel G. Nocera), foi o primeiro cientista no mundo a conseguir criar folhas artificiais. As Células Nocera imitam folhas fotossíntéticas verdadeiros, mas produzem hidrogénio em vez de oxigênio. Este hidrogénio pode então acumular-se nos elementos de combustível para a produção de energia eléctrica.

16. Realidade Aumentada dos Óculos Google

A realidade aumentada vai mudar radicalmente a vida de uma pessoa.

17. Finalmente descoberto o bóson de Higgs

Representantes do centro internacional de pesquisa CERN confirmaram a descoberta de uma partícula cujo  comportamento coincide com a descrição do bóson de Higgs.

18. O surgimento de painéis solares flexíveis de baixo custo

A tecnologia, chamada “Hyperion” custa metade do preço dos painéis solares existentes, e é capaz de competir com a energia convencional. O custo por watt, neste caso, é de cerca de 40 centavos de dólar.

19. O Planeta mais valioso do universo.

Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu um exoplaneta com corpo de diamante cinco vezes o tamanho da Terra, a massa do planeta é próxima da de Júpiter.

20. Implante ocular para cegos

No Reino Unido, dois cegos tiveram olhos implantados durante uma operação de oito horas. Os resultados são promissores. Depois de muitos anos de cegueira, ambos os pacientes foram capazes de, em algumas semanas, reconhecer a forma dos objetos e a ter sonhos coloridos. Os médicos esperam que os cérebros dos pacientes se adaptem a interagir com um olho artificial.

21. No País de Gales, todas as espécies de plantas têm códigos de barras.

Jardim Botânico Nacional do País de Gales fez um banco de dados em 1143 espécies de plantas locais, das quais 5700 têm códigos de barras programadas. Então agora qualquer tipo pode ser identificada por imagens de sementes, raízes, caules e pólen.

22. Primeiro nave espacial privada.

A empresa privada SpaceX lançou com sucesso em órbita sua nave de carga, que pode ser acoplada à estação espacial internacional.

23. Vidro altamente flexível irá criar os dispositivos com telas não planas

A empresa Corning, com sede em Nova York, demonstrou na exposição em Boston um protótipo de seu vidro flexível com uma espessura de 0,05 mm.

24. Exoesqueletos robóticos

A NASA criou o exoesqueleto robótico Exoskeleton X1. Com um peso de 26 kg, o dispositivo tem quatro motores sobre as articulações, além dos seis articulações passivas.

25. O cérebro humano é  hackeado

Um grupo de pesquisadores decidiram mostrar a vulnerabilidade do cérebro humano. Usando eletroencefalograma e um software especial, eles foram capazes de mapear a reação de neurônios excitados e como isso afeta a atividade do cérebro quando este reconhece um cartão de crédito ou um rosto conhecido.

26. Um Planeta, quatro sóis

Astrônomos amadores descobriram um planeta do tamanho de Netuno, girando em uma órbita muito próxima de uma estrela binária, que por sua vez gira em torno de um par de outras estrelas. Os cientistas estão tentando descobrir como o campo gravitacional de um sistema tão complexo funciona.

27. A Microsoft patenteou um Holodeck

De acordo com documentos apresentados com a patente, a Microsoft quer levar a experiência do jogo para além da única tela e fazer de toda a sala um ambiente do game, incluindo mobiliário. O sistema permite ajustar as curvas de objetos no quarto para simular uma superfícies virtuais no jogo.

fonte