Quem atirou antes? O universo de citações de Star Wars.

Escrito por Pablo Peixoto em 10.05.2011

Antes de continuar esse post quero dizer uma coisa. Star Wars não tem nada de novo. Doeu nerd? Eu explico. Muita gente que defende a obra de George Lucas como revolucionária e original não sabe o mundo de citações e homenagens que está perdendo.

Acontece que Star Wars, (não se enganem, até mesmo a nova trilogia) é um apanhado de recriações, de clássicos do cinema e dos seriados espaciais de aventura como Flash Gordon e Buck Rogers. Isso tudo num mundo pré Tarantino, onde nem estava na moda. Atenção para os mais atentos, a mesma coisa se repete na série Indiana Jones, com os antigos seriados e filmes de aventura como “Tesouro de Sierra Madre”(1948) entre outros.

Então, se você não conhece nada de cinema de aventura pré 1977, por favor, dê uma olhada nos clássicos e você vai descobrir citações incríveis. Por exemplo, o filme clássico da Troma,“Frankenstein e o Monstro do Inferno”(1974) contava com Um Dr. Frankenstein vivido por Peter Cushing e um monstro encarnado por David Prowse. Agora lembre a dinâmica entre Gran Moff Tarkin e Darth Vader, interpretados pelos mesmos dois atores. Coincidência? Claro que não. Também não é coincidência que na nova Trilogia chamaram Pra CONDE Dooku (Dookan?), o clássico Conde Drácula Cristopher Lee e a cena de Darth Vader na mesa é rodada no maior clima de “It’s alive”? Na verdade ficou “Noooo!”mas isso é papo pra outro post.

Enfim, durante os filmes da série várias cenas, conceitos e revisionismos de clássicos do terror, aventura, espaço e até mesmo western são homenageados. E é uma delícia catar essas pérolas.

Para ilustrar meu argumento separei aqui dois vídeos, no primeiro “Han Shots First”, a clássica cena (depois reeditada para desespero dos fãs) onde Han Solo se livra de Greedo, um caçador de recompensas. Logo após a cena que inspirou Lucas tirada de “Três Homens em Conflito”, The Good The Bad and The Ugly – 1966.

Cena de Star Wars

Cena do bang-bang “chupada” por Lucas

A lição: Quando você tiver que atirar não converse, atire!

Artigos